🎬 ‘Ainda Estou Aqui’ é excluído do Prêmio Grande Otelo e decisão gera controvérsia

aindaestouaqui

Primeiro filme brasileiro a vencer o Oscar internacional não poderá concorrer ao “Oscar brasileiro”

aindaestouaqui

Um dos maiores sucessos do cinema nacional nos últimos anos, o filme Ainda Estou Aqui, dirigido por Walter Salles e estrelado por Fernanda Torres, foi impedido de concorrer às categorias do Prêmio Grande Otelo, oferecido pela Academia Brasileira de Cinema. A cerimônia, considerada o “Oscar brasileiro”, acontece no dia 30 de julho, na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro.

Apesar de o longa ser homenageado pelo evento, sua ausência na lista de indicados causou surpresa e indignação no meio cinematográfico.


🏆 Um filme fora da disputa por “excelência”

A Academia declarou que o filme foi inscrito, mas classificado como “hors concours” — expressão francesa usada para designar algo “fora da competição”. Segundo Renata Almeida Magalhães, presidente da entidade, o longa foi considerado de excelência incontestável e acima dos demais concorrentes, e por isso não disputaria as estatuetas.

A decisão foi unânime na diretoria, mas gerou polêmica. Embora não seja proibido por regulamento, o afastamento do longa impediu que ele e sua equipe disputassem em mais de 30 categorias, incluindo melhor direção, roteiro, atores coadjuvantes, fotografia, arte e trilha sonora.


🎥 Um sucesso que poderia valorizar o prêmio

Lançado com forte aclamação da crítica e sucesso de bilheteria, Ainda Estou Aqui foi o primeiro filme brasileiro a vencer o Oscar de Melhor Filme Internacional. A escolha de não incluí-lo entre os indicados é vista como uma oportunidade desperdiçada de dar maior visibilidade ao prêmio nacional, que ainda luta para ampliar seu reconhecimento fora do nicho do cinema.

Críticos apontam que a decisão “cega” da organização enfraquece o prestígio do Grande Otelo, que poderia se beneficiar da projeção trazida por um título de alcance global. Outros argumentam que reconhecer um filme como favorito não o desmerece — afinal, competir e vencer são partes do jogo, como ocorreu com Emilia Pérez na França, que mesmo aclamado, disputou e venceu sete prêmios no César.


🧾 Um prêmio esvaziado

Com a ausência de Ainda Estou Aqui, profissionais da produção ficam também à margem: técnicos, atores e membros da equipe perderam a chance de ver seu trabalho reconhecido nacionalmente. A sombra do filme — talvez o mais importante do ano — agora recai sobre todos os demais indicados.


📌 Para mais notícias do cinema nacional, debates sobre cultura e cobertura de premiações, acesse o site da Popfi.

Compartilhar:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

-- SAIBA MAIS --